Depressão na adolescência... Quando a tristeza chega demasiado cedo.
Meus caros leitores/as, com certeza já terão ouvido falar em depressão.
Hoje decidi falar-vos um pouco deste tema, sendo que em Portugal é um dos transtornos que atinge mais adultos e jovens com mais frequência, acho que deve ser falado, e devemos ter especial cuidado com os mais novos que não se queixam nem mostram os seus sentimentos da mesma forma que nós, por variadas razões, e têm outra forma de ver a vida.
A depressão é um transtorno psicológico e emocional que provoca sentimentos de tristeza profunda e angustia a quem padece da mesma, e caso não seja tratado a tempo pode vir a transformar-se numa espiral de tristeza profunda em que a única saída parece ser a morte.
Muitos suicídios devem-se em grande parte a depressões profundas não tratadas.
Todos nós já vivemos momentos de tristeza em vários períodos da vida, mas o verdadeiro problema surge quando essa tristeza se apodera de nós de tal forma que ficamos sem capacidade de gerir os nossos próprios sentimentos e emoções, perdendo assim a estabilidade da nossa paz interior, e a capacidade de conduzir uma vida calma e feliz.
E os adolescentes?
Como lidam com a depressão?
Um dos momentos cruciais na vida do ser humano, é a adolescência, e também um dos mais difíceis.
A adolescência é um período conturbado da vida, em que passamos pelas mais variadas mudanças de humor, questões existenciais, crises emocionais e mudanças a nível físico.
É nesse período da vida que muitas vezes vivemos acontecimentos trágicos ou momentos difíceis que nos marcam para o resto da vida e que nos acompanham durante todo o percurso da vida adulta, influenciando a nossa autoestima e forma de ver a vida.
Muitas causas de depressões na adolescência estão ligadas a eventos traumáticos vividos na infância como famílias com casos de violência doméstica, maus tratos infantis, a morte de alguém que nos era querido, entre muitos outros.
A depressão na adolescência, não tem que ter obrigatoriamente uma única causa, pode ter várias, e é vivida de forma solitária.
Muitas vezes as pessoas que rodeiam a camada mais jovem encara os seus problemas como "problemas de crianças" ou " é uma fase, depois isso passa".
A realidade, é que não é uma fase, nem vai passar sem ajuda.
O jovem acometido pela tristeza, cada vez se isola mais, não querendo falar ou interagir com ninguém, e mostra uma grande apatia e distanciamento emocional e social.
Tende a ter comportamentos estranhos de irritabilidade, ou calma excessiva perante as mais diversas situações da vida quotidiana.
O desinteresse manifesto pelas atividades que outrora costumava fazer também é um dos sintomas de que algo não está bem e precisa de ser conversado.
Nestes casos, o jovem deprimido pode beneficiar de um tratamento adequado desde que procure ajuda profissional e seja devidamente acompanhado pela família e pelo profissional de saúde.
Todos sofrem com a depressão dos jovens, incluindo as famílias e amigos.
A depressão é um dos principais motivos de suicídio na camada mais jovem, e é muito triste ver vidas perdidas tão prematuramente por não sabermos identificar quando precisam da nossa ajuda.
Foto: revista VISÃO
Comments