top of page
Foto do escritorMarcelo Nunes

Não abandone quem esteve sempre ao seu lado



Ultimamente têm sido tempos de grandes mudanças e desafios para todos nós.


Estamos a aprender a viver o dia à dia de outra forma, com mais regras do que o habitual, mas também com a certeza de que assim estamos em segurança no recolhimento das nossas casas. Alguns de nós sozinhos, outros com a família, e ainda, há quem esteja com o seu fiel companheiro de quatro patas.


Estamos a aprender a combater a pandemia (COVID-19) , e cada dia que passa é um novo aprendizado, quer a nível cientifico, social, físico ou psicológico.


Agora estamos impedidos das tão caraterísticas manifestações de afeto à portuguesa.

Os beijos, os abraços, o carinho físico da amizade foi substituído pelas mensagens e vídeo chamadas que praticamos com os que mais amamos, é com essa reinvenção de nós próprios que temos de fazer frente a esta pandemia.


Até à uns meses desconhecíamos como era viver em isolamento social, mas com o tempo vamos ganhando novos hábitos e novas rotinas e à medida que as mesmas se instalam nas nossas vidas vamo-nos adaptando.


E os nossos animais?


Merecem ser abandonados por conta desta pandemia?


CLARO QUE NÃO!


Para mim um animal de estimação faz parte da família, e nunca o concebi de outra forma, porque a partir do momento em que aceitamos um animal de estimação na nossa vida o mesmo passa a fazer parte de nós, passa a ser nossa RESPONSABILIDADE dar carinho e cuidar daquele ser vivo que depende de nós para se alimentar, para fazer as suas necessidades, para tomar banho e principalmente, para receber amor, e por isso deve ser tão importante para nós tê-lo com toda a dignidade que merece


Pergunto-me várias vezes o que sentem estas pessoas que abandonam os seus animais de estimação... provavelmente não sentem nada, são desprovidos de sentimentos, porque para cometer uma barbaridade destas é assim mesmo que se tem de ser, frio, calculista.


Estes seres dão-nos tanto, sem nos pedirem nada em troca.

Porque é assim que eles são, estão sempre ao nosso lado, independentemente de tudo, nos dias bons, nos dias maus, todos os dias lá estão eles fielmente à nossa espera para nos alegrarem os dias.


E como é que o ser humano agradece?


Com o abandono.


O abandono animal é uma forma de maus tratos, tal e qual como abandonar numa praia um familiar de quem dizíamos gostar muito.

Infelizmente os animais abandonados quase sempre têm fins trágicos, ou são atropelados porque não sabem como se movimentar no nosso mundo, ou morrem de fome, entre muitas outras situações que podem ocorrer por irresponsabilidade dos seus donos.

Nos dias de hoje, isso tem um nome:


CRIME


É crime abandonar o seu animal de estimação sabia?

E é um crime punível por lei.


Não abandone o seu animal de estimação por causa desta pandemia.


Se tem receio de ser contagiado pelo seu animal, tome todas as precauções aconselhadas como toma consigo mesmo, é só isso que tem de fazer.

Quando vai passear o seu animal tenha as mesmas atitudes de higiene com ele que tem para consigo, mas nunca em momento algum abandone o seu animal de estimação.


Os animais também têm sentimentos tal como nós, eles sentem tudo o que lhes fazemos e dizemos, quer seja positivo, ou negativo, física ou psicologicamente.

Nestes momentos de dúvida e de pouca certeza em relação ao mundo lá fora, tenha o seu animal consigo dentro de casa, pois eles tal como nós sentem as incertezas e os medos tal como nós.


Já imaginou se a sua família o abandona-se na rua, e ninguém quisesse saber de si?


Não faça isso ao seu animal!


Faça o seu animal feliz e vai ver que por conseguinte também será mais feliz.




fotos: Marcelo Nunes



- Marcelo Nunes -

35 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page