"Serei o que me deres.... Que seja amor"
Olá a todos!
Este é o lema da campanha de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e Juventude, que se se realiza no corrente mês de abril .
Existem datas demasiado importantes para serem esquecidas e esta é sem dúvida uma delas, mesmo neste momento de grande combate e perturbação derivada da pandemia COVID-19.
Este movimento teve inicio em 1989 com uma avó na Virgínia (EUA) que colocou um laço azul na antena do seu automóvel com o objetivo de que o público se questiona-se sobre esse mesmo laço e o porquê de ali estar!
Laço esse que tinha como significado os maus tratos de que a sua neta era alvo por parte dos pais. Pais que já teriam assassinado o irmão da menina.
Para a avó Bonnie Finney a cor azul representa o tom azulado das nódoas negras no corpo da neta e nas demais crianças.
E é no seguimento do ato desta avó lutadora que hoje, em 2020, o laço azul é replicado por todo mundo em locais de grande importância como simbolo de prevenção.
Os pequenos são o nosso futuro e por isso merecem todo o cuidado e carinho que lhes possamos dar, até porque devemos sempre lembrar que tal como nós não pedimos para nascer, eles também não, e não devem sofrer nem física nem psicologicamente às mãos de ninguém.
As crianças são o otimismo e a representação da felicidade ingénua que não pede nada em troca. Se fossemos todos mais como eles o mundo seria um local bem melhor.
Vamos brincar com os nossos pequenos e prolongar este mês no tempo, mas principalmente, nós adultos temos o dever de tomar consciência, de que o futuro das nossas crianças depende de nós e da forma que agimos no presente.
As crianças de hoje, são os adultos de amanhã, então vamos fazer deles adultos responsáveis!
Imagem: "nenhuma violação de direitos autorais pretendida".
- Marcelo Nunes -
Comments